Um dia de verão em Mora - Parte II





O alarme toca às 6:15 da manhã. Salto da cama entusiasmada. É dia de safari fotográfico, organizado pelo Jaime Pires, grande conhecedor de pássaros.

Encontro no Hotel Solar dos Lilases, de onde parte a comitiva, a saber, o nosso guia, o Hugo, a Sofia e eu. As máquinas fotográficas e as lentes são mais que muitas, todas muito bem arrumadinhas no jeep que nos levará na senda de garças, cegonhas, perdizes, abelharucos e dezenas de outras espécies.
Foto/Photo: Tomás Nobre

Mal saímos de Mora e já o Jaime vai chamando a nossa atenção para as andorinhas à nossa volta. Fala de quantas espécies existem em Portugal e respectivos nomes.
Seguimos rumo a Montargil. 


Fotos/Photos: K.Moura

A barragem é um deslumbre de se ver a esta hora matinal. Temos à nossa frente dez quilómetros de passeio, quatro horas de puro prazer. 

Vimos dezenas de espécies, o Hugo anotou tudo num caderninho providenciado pelo Jaime.
Surpresa das surpresas, o Jaime presenteia-nos com um telescópio para podermos ver a colónia de colhereiros confortavelmente instalada no meio da barragem.  É um regalo para os sentidos esta incursão pelo mundo ornitológico da região.
Por volta do meio dia e meia o estômago começa a dar horas, o sol vai alto e o calor aperta. Regressamos a Mora para o almoço. Felizes, sorridentes, em paz depois desta imersão na natureza.
Hoje é um dia agitado. A tarde é ocupada com a edição das fotos tiradas pela manhã e depois  partilhadas com a família.
São quatro da tarde. Uma pergunta se impõe. Vamos nadar ao Açude ou à Ribeira?  Elegemos a Ribeira e lá vamos nós mergulhar nas suas águas cálidas. Fiquem atentos a futuras publicações e verão alguns dos nossos bloguistas a apanhar sol, estirados na relva.
Na volta, não esquecer de passar nas Alentejaníces para encomendar pão de centeio para amanhã de manhã. Desta fantástica loja vos falarei um dia destes.
Petiscos no Solar dos Lilases ao final da tarde, a convite do nosso bloguista Zé Caeiro.  Se descrever o manjar alguns de vocês vão, com certeza, ficar com água na boca. Ameijoas à bulhão pato, moelas guisadas, espargos com ovos mexidos e batata frita estaladiça, como tão bem se faz no Alentejo. Tudo regado a bom vinho cá da região. É tão simples reunir os amigos e passar umas prazerosas horas à conversa, tendo como pano de fundo a planície alentejana.
O crepúsculo chega devagar. É hora de ir fotografar os sobreiros da rua da EPAC. Foram descascados recentemente e a nova "pele" brilha num magnifico tom de mel, dourado, acetinado. Amo esta visão de sobreiro renovado, belo, fresco, possante.  Nunca me canso de os olhar. E mesmo de os abraçar.
O tempo passa. A noite cai mansamente, é noite de lua cheia e o serão promete. Festival Música no Rio, os Outros Sons do Fluviário tem no cartaz Cristina Branco. É tempo de dar ouvidos à música num cenário deslumbrante, a não perder. 

 

Cristina canta maravilhosamente bem, os músicos encantam e eu cantarolo as músicas que conheço.
O dia chega ao fim e esta crónica também. Assim vos deixo, com estas sugestões para um dia movimentado para quem não quiser apenas "alentejanar", isto é, simplesmente fazer ronha. 


Texto e fotos: Karla Moura

Comentários

Mensagens populares