Perdições na cozinha da Dona Bia


Restaurante Afonso

 

A TVI foi até Mora para se deixar perder pela deliciosa comida da Dona Bia, servida com carinho e primor no seu tão querido Restaurante Afonso. Foram em busca do famoso prato "Perdiz à Dona Bia".
 
Esta fantástica senhora, de sorriso gracioso e voz doce,  domina a arte do equilíbrio dos sabores, da mistura imaculada das ervas aromáticas e junta tudo isto ao respeito pelo tradicional paladar da culinária alentejana.

 

Comer no Restaurante Afonso é sempre um regalo para o palato. Não admira que no final da gravação o Paulo Salvador e o Ricardo,  estivessem tão deleitados com o manjar.



Em Mora, todos nós dizemos apenas, "Vamos comer ao Afonso". É uma instituição e não precisa de outras apresentações.
O vídeo que aqui vos trago emocionou-me. Porque mostra as pessoas que conheço, a quem digo bom dia e boa tarde quando ando às compras no centro de Mora ou quando vou beber café ao Afonso, pela manhã. As que perguntam pelo meu filho.  As ruas que subo e desço, e conheço de cor. Lembrou-me a última vez que cumprimentei a Dona Bia, sentada numa cadeira à porta do restaurante, a apanhar fresco, que o calor estava particularmente inclemente nesse dia. 

Deu-me uma vontade imensa de estar lá neste momento. Vocês sabem, a minha alma é alentejana, mas eu vivo longe, muito longe, deste mundo paradisíaco.

Deixo-vos com o vídeo, que vos diz mais do que quaisquer palavras minhas.

Comentários

Mensagens populares