S. Martinho em Pavia

É tempo de castanhas. Não há castanheiros no Alentejo que o clima não é propício. Mas há vinho, e bom, e a castanha viaja alegremente de outras paragens até aqui. Casam lindamente um com a outra para regalo degustativo de todos.







As gentes de Pavia sabem-na toda e resolveram festejar à grande em memória do Santo.



Pequena nota sobre a história de São Martinho

São Martinho, ou Martinho de Tours, nasceu em cerca de 316 na antiga cidade de Savaria na Panónia, uma antiga província na fronteira do Império Romano, na atual Hungria. Apesar de ter recebido uma educação pagã, foi em adolescente que Martinho descobriu o Cristianismo. Mas foi só mais tarde, em 356, depois de ter abandonado o exército é que foi batizado. 

Morreu a 8 de Novembro de 397 em Candes e foi sepultado a 11 de Novembro em Tours, local de intensa peregrinação desde o século V.
É na data do seu enterro, três dias depois de ter morrido em Candes, que se comemora o dia que lhe é dedicado. Acredita-se que, na véspera e no dia das comemorações, o tempo melhora e o sol aparece. O acontecimento é conhecido pelo “verão de São Martinho” e é muitas vezes associado à conhecida lenda de São Martinho.

http://observador.pt/2014/11/11/historia-sao-martinho/ 

A que horas começa a festa? Pois, não sei.
Os serviços da Câmara municipal:  http://www.cm-mora.pt/pt/municipio/contactos

ou da Junta de Freguesia:  Telefone: +351 266 450 110
podem concerteza informar.




Comentários

Mensagens populares