PAVIA tem uma irmã

 

Foto de  Henry_il_bruno

A Pavia alentejana tem uma irmã na Itália. A cidade de Pavia é um município italiano da região da Lombardia, província de Pavia, com cerca de 73 100 habitantes, contra os 932 da Pavia portuguesa. 

Foto Google

Foi criada pelo Imperador Ticiano em 220 AC e situa-se na margem do rio Ticino, ao norte do rio Pó e a 35 quilômetros de Milão. É uma cidade de múltiplas riquezas artísticas e arquitectónicas. Foi ocupada por Espanha, pela Áustria e por Napoleão, até que regressou ao domínio italiano em 1860.

Sobre Pavia/Portugal consta que foi criada por uma comunidade de italianos imigrantes, liderada por Roberto de Pavia. 

Em 1287 D.Dinis concedeu à povoação a sua primeira carta de foral. A segunda, chamada o foral novo de Pavia foi concedida por D. Manuel em 1516. Andando para trás no tempo, sabe-se que o território da vila actual é povoado desde a pré-história, como o comprovam os muitos vestígios megalíticos existentes na região.

Tanto a Pavia portuguesa como a italiana são ricas em património religioso. O mosteiro de Pavia/Itália  é um mosteiro de Cartuxos e uma obra-prima do Renascimento italiano, construído no final do século XIV. Múltiplas igrejas e abadias podem ser visitadas na cidade. Ao todo são vinte e quatro.

Foto de Carlo Pigliafreddo

Também a Pavia portuguesa conta com várias igrejas. Na foto, a singela igreja/capela que se encontra logo à entrada da vila, de quem vem de Mora. É a igreja de Santo António.

Pode ainda visitar-se a Igreja Matriz de Pavia ou de São Paulo, a Igreja da Misericórdia e a Anta-Capela de São Dinis.

 

 Em Pavia/Itália a ponte chama-se Coperto, foi     construída em 1354 e atravessa o rio Ticino. 

Foto de Fabio Schifano

 

 

 

 

 A ponte medieval de Pavia/Portugal tem os seus pilares assentes nas margens da ribeira da Têra. 

As ruas de ambas as localidades têm em comum as pedras da calçada.
 
                                                                  Foto Tomma Sobrera
Pavia, em Itália, tem uma das mais antigas universidades da Europa, tendo sido fundada em 1222. Uma estrutura que falta à Pavia de Portugal e que, de certo, lhe traria uma dinâmica ímpar na paisagem cultural alentejana.
 
c


 

Comentários

Mensagens populares