Avançar para o conteúdo principal
Foral Novo de Pavia
O_FORAL_NOVO_DE_PAVIA._Francisco_Bilou
A 24 horas de começar a Feira Anual de Pavia 2019 lembremos aqui a concessão de foral
à vila de Pavia por D. Manuel I
em 1516 e contemos a história de um outro foral, esse mais antigo.
A história mais recente é contada por Francisco Bilou
Outro contributo para a narrativa sobre a criação de Pavia é o resumo de Lopes Correia, no seu livro Mora e o seu concelho, publicado em 1991 pela Camâra Muncipal de Mora.
"Sobre as origens desta pitoresca vila pouco ou nada se sabe. Diz a tradição que foi fundada por uma colónia de italianos chefiada por um certo Roberto procedente da região italiana de Pavia que, para recordar a sua pátria de origem, lhe deu o nome. Segundo o linhagista Felgueira Gayo (nobiliário das famílias de Portugal (...), um certo Martim Afonso de Pavia "teve muita fazenda em S, Manços, junto a Évora, que se diz ser por troca da villa de Pavia, que tinha sido de Mozem Roberto de Pavia, seu ascendentte". (...) De positivo sabe-se que D. Dinis lhe concedeu foral. A este diploma se refere o foral dado à vila por D. Manuel e datado de Lisboa a 25 de Fevereiro de 1516. Nele se fala muito claramente no "foral dado por El Rey dom dinis" acrescentando, a certa altura: "posto que aa dita villa fosse dado o foral de beja pollo dicto rey dom dinis porem nunca se delle usou em mais cousas das contheudas nelle que das que aquy adiante vãao decratadas".
Não se diz no foral manuelino a data em que o foral de Beja foi comunicado a Pavia. Nós também não vimos tal diploma e Francisco Nunes Franklim na sua apreciada Memória para servir de índice dos forais das terras de Portugal, não cita tal documento e só Pinho Leal no Portugal Antigo e Moderno indica o ano de 1287 como aquele em que o foral lhe foi dado. De notar que o Tombo da Câmara de Pavia, de 1685, se não refere a este diploma, embora descreva o dado pelo Venturoso. Aceitando, até prova em contrário, como boa a data de 1287, diremos que nesse ano Pavia já era povoação de certa importância."
Comentários
Enviar um comentário