Vergílio Correia de volta a Pavia




Fruto de uma colaboração entre a  Câmara Municipal de Mora e o Centro de Estudos Vergílio Correia (Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e a Associação Ecomuseu de Condeixa), Pavia vê voltar Vergílio Correia, mais de 100 após as primeiras escavações arquelógicas que fez na região.

A exposição "Vergílio Correia (1888 - 1944) - Um Olhar Fotográfico",  terá lugar no próximo dia 22 de Junho de 2018, pelas 18h00, na Sala de Actividades do Museu Interactivo do Megalitismo e aí ficará patente até 16 de Setembro.


Notas biográficas

Virgílio (ou Vergílio) Correia Pinto da Fonseca nasceu em Peso da Régua em 19 de Outubro de 1888 e morreu em Coimbra 3 de Junho de 1944. Foi professor universitário, historiador da arte, arqueólogo e jornalista. 

Em 1921 publicou "El Neolitico de Pavia", obra que reúne os seus apontamentos sobre os trabalhos arqueológicos realizados em Pavia em 1914, 1915 e 1918. O autor considerou estes trabalhos como a maior e mais completa exploração de antas alguma vez realizada em Portugal. Cerca de 80 antas foram escavadas e estudadas durante esse período.

A sua vinda para o concelho de Mora deveu-se, segundo ele, ao acaso "(.../...) uma conversa com um amigo, a noticia da existência de uma anta transformada em capela, e a certeza de que a região tinha sido pouco estudada à época."


O livro


As fotos


»»» «««





Comentários

Mensagens populares