DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE DE GÉNERO, comemoração em Pavia
A Junta de Freguesia de Pavia comemorou o Dia Municipal para a Igualdade convidando Leonor Fino de Medeiros para falar da sua experiência de mulher na PSP (Polícia de Segurança Pública).
Deveu-se o convite aos factos da convidada ser natural de Pavia e de ter integrado o primeiro grupo de mulheres que que ingressou na PSP, em 1972.
Neste ano dá-se início ao primeiro curso de formação de Guardas, em que as mulheres assumem finalmente funções de polícias efetivas e prestam pela primeira vez juramento solene. Um momento histórico em Portugal.
Leonor Fino de Medeiros trabalhou 32 anos nos Serviços Sociais e de Saúde naquele que é hoje conhecido como o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI). Embora diga ter sido sempre muito feliz na PSP assinala que a desigualdade entre homens e mulheres estava muito patente numa corporação que era, à data, inteiramente masculina. Desde serem integradas numa carreira paralela à dos colegas policias masculinos, com a mesma categoria profissional mas ganhando um salário inferior (situação que só se alterou após 1974) até serem mandadas calar porque quem opinava e tomava decisões eram os homens, a realidade mostrava que a PSP tinha sido pioneira na admissão de mulheres nas forças públicas de segurança, mas que a igualdade de género estava ainda muito longe de ser uma realidade.
Sala da Escola EB1 de Pavia
As condições para entrar na PSP eram ter mais de 21 anos e menos de 35, ter como habilitação mínima o 2.º grau de instrução primária, ter altura mínima de 1.55 metros e ter irrepreensível comportamento moral e civil. Leonor Fino de Medeiros tinha tudo isto e, ao longo da sua carreira foi recebendo medalhas de mérito e de bom comportamento.
"Entre 17 e 31 de outubro, sob o lema “Igualdade é Desenvolvimento”, são levadas a cabo centenas de iniciativas, por todo o país, para assinalar a urgência do combate às discriminações e violência de género e de se lutar por uma igualdade plena entre mulheres e homens, e em todas as áreas da sociedade, na defesa intransigente dos direitos humanos." (Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género)
VEJA O VÍDEO
foto de capa | Margarida Nunes
Comentários
Enviar um comentário