O Cantinho dos Artistas na Malarranha

O Cantinho dos Artistas na Malarranha

por Carlos Plácido* 

contributo de Karla Moura 

 Julho 2022


O "Cantinho dos Artistas" existe fisica e espiritualmente.

É  um sítio ou um lugar perdido no Alentejo, mais concretamente no lugar da Malarranha, freguesia de Pavia, concelho de Mora.

Para alguns não é nada, mas para outros é tudo o que precisam para o seu equilíbrio e paz.

É assim que lhe chamam, o seu cantinho.

E todos deveríamos ter um.

Esta é a história do "Cantinho dos Artistas" da Malarranha.

 
1- O primeiro artista foi António Montez. 
 
Ator, encenador e dobrador de voz em filmes e séries. Nasceu em 1941 no Cartaxo, foi casado com Maria Ermelinda Oliveira Duarte de quem teve uma filha de nome Helena Montez, que seguiu as pegadas dos pais. De casamento anterior nasceram um rapaz e uma rapariga.

Ermelinda também foi atriz, cantora e dobradora de voz, como o marido.

A maior parte do trabalho de Montez foi desenvolvido no teatro e na televisão, especialmente através de telenovelas, telefilmes e minisséries televisivas nos vários canais televisivos.

Montez comprou um monte abandonado no sítio das Tesas, recuperou-o a seu gosto e converteu-o no seu cantinho familiar, longe da cidade e dos focos das televisões. Deu-lhe o nome de " O Meu Casinhoto".

Aquando da compra do monte, as "Tesas" não tinham ligação à rede elétrica pública, mas nada preocupante para ele. Gostava assim, simples e fora do habitual.

Montez foi garantidamente o impulsionador do "Cantinho dos Artistas" e percursor de todos os que lhe sucederam.

Faleceu em 2014.

 - 

2  - A Segunda artista for Cremilde Gil.

Atriz com "uma longa carreira em televisão e teatro., Cremilde nasceu em 1927 em Caldas da Rainha, mas foi na Malarranha que descobriu o seu cantinho.

E era ali que recebia os seus amigos de trabalho, das novelas e da televisão.

Era frequentemente vista no centro da Malarranha, bebendo o seu cafezinho na “Tasquinha do Jardim”, onde folheava as revistas cor de rosa, procurando reconhecer amigos e estar atualizada sobre o que se passava em Lisboa.

Ao longo de 60 anos, participou em séries como "Vila Faia", "Origens", "Cinzas", "Médico de Família", "A Loja de Camilo", "Inspetor Max", entre muitas outras.

O seu último trabalho em televisão foi em 2012, no telefilme "Entre as Mulheres" da RTP1." A partir daí, afastou-se do público para se refugiar no seu cantinho.

Cremilde faleceu longe do seu refugio Foi no Lar na Casa Branca que partiu sexta-feira dia 7 de Fevereiro de 2019 com 91 anos de idade.

3 - A terceira artista foi Dulce Alves.

Maria Dulce Andrade Ferreira Alves nasceu em 1936 em Lisboa. Iniciou-se no teatro aos 13 anos e foi atriz em várias novelas televisivas e até produtora. Foi casada com o ator António Machado Ribeiro.

Dulce descobriu a Malarranha através de Montez, com quem trabalhou na televisão.

Quem se recorda dela, diz que se deslocava ao centro da Malarranhapara tomar o seu café matinal acompanhado do seu whisky. Era da “Tasquinha do Jardim” que via quem chegava, passava e partia.

Foi encontrada sem vida na madrugada do dia 24 de Agosto de 2010, no apartamento onde vivia, em Bucelas, concelho de Loures, com 73 anos de idade. 

Na mesma altura fixou-se nas Tesas Zézinha que, com Curato Ribeiro, tinha gerado Rita Ribeiro. Também esta vive hoje no Cantinho dos Artistas, tendo herdado a casa da mãe. 

Chegou também neste período Zé Peixote, actual director do Festival Música no Rio Sons do Fluviário. 


4 - Seguiu-se Lídia Franco.

O seu nome completo é Maria Lídia Amado Franco de Azevedo e Silva.

Lídia é atriz e apresentadora de televisão, mas já afastada da ação televisiva. Tem feito alguns anúncios de venda de produtos.

Lidia Franco é neta da escritora e encenadora Alice Ogando. Nasceu a 23 de Março de 1944 e tem atualmente 78 anos.

Comprou o seu monte mais próximo da aldeia e por lá está com frequência. Era uma amiga do coração de Cremilde Gil e demonstrou a sua grande perda aquando da sua morte.

"Querida Cremilda, contigo dei os meus primeiros passos no Teatro. Obrigada e Descansa em Paz minha amiga Querida e Grande Cremilda Gil", escreveu no seu Facebook.

Ao DN, Lídia Franco disse estar "muito triste, sinto como se fosse a morte de um familiar muito querido", desabafou. Sobre a colega e amiga disse também que "era uma pessoa maravilhosa e uma excelente atriz. Cremilda Gil vivia há muitos anos na aldeia de Malarranha, concelho de Mora, no Alentejo. Ela nasceu no campo e quando decidiu ir viver para essa aldeia reencontrou-se."

Foi muito feliz ali, recordou Lídia Franco.


5 - O quinto artista é Carlos Maria Trindade.

O seu nome completo é Carlos Maria Pereira Trindade. É músico e compositor e também encontrou o seu cantinho na Malarranha.

No seu percurso musical passou pelos famosos “Heróis do Mar” e “Madredeus”, entrando neste último em 1995 no lugar do teclista Rodrigo Leão.

Trindade tinha permissão como todos os restantes músicos para projetos paralelos e  que atuavam como produtores musicais.

Em 2008, os “Madredeus” passaram por uma reorganização musical e Carlos Maria Trindade continuou, mas seguiu a sua independência em busca do seu próprio destino.

Instalou um estúdio de música no seu monte e ali desperta a sua criatividade musical.

Convidado pela Junta de Freguesia de Pavia, aceitou dar um concerto musical no dia 25 de Junho de 2022, na Igreja matriz de Pavia e que foi um evento memorável. O artista tem uma história por detrás do seu nome.

Leia a entrevista no Mora Mundus Carlos Maria Trindade em concerto em Pavia

6 - Mais recentemente, surgiram outros povoadores que procuraram o seu cantinho no Alentejo e logo descobriram a Malarranha, como os outros que se contaram.

Heitor Lourenço, também se juntou recentemente ao Cantinho dos Artistas, tendo adquirido o Monte dos Ferreiros aos herdeiros de Cremilde Gil, bem como as restantes casas anexas. Rita Blanco, atriz de telenovelas, séries televisivas e vários filmes passou por aqui, mas por pouco tempo. Também a jornalista Conceição Lino, por aqui esteve.

Por isso se diz que o sítio de Malarranha chamado "Tesas" é um verdadeiro "Cantinho de Artistas", o deles e o nosso.

* Colaborador do jornal Mora Mundus por Pavia/Malarranha

 





 

Esta é a história do "Cantinho dos Artistas" da Malarranha.

1-O primeiro povoador foi Montez.

Comentários

  1. Respostas
    1. Muito obrigada pela apreciação. Fico contente que tenhas gostado. Beijo. Saudações bloguistas.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares