Dizedelas. O que é isso ?


Centro Cultural de Cabeção  | 12 de Maio 2019 | 15h00

Lançamento do livro Dizedelas I Do meu avô ou do teu, da autoria de Joaninha Duarte, José Duarte D´Almeida, Maria D' Almeida Madureira e Marta Duarte D'Maria d'Almeida.

O que é uma dizedela?

Bom, nas palavras de Joao Andre Pinto as dizedelas são histórias que se contam de pessoas de Cabeção.  Este livro contempla dizedelas do Ti Pina, agricultor que gostava muito de brincar com as situações. Ainda hoje estas histórias se aplicam a várias situações lá da terra.  

Cá vai uma dizedela para saberem o que vos espera ao lerem o livro. 

"Quer os entretantos que na feira de Cabeção estavam dois homens com dois burros carregadinhos de loiça e trojia. Eu cheguei-me e disse os bons dias: 

- Haja bom dia! Posso dizer aqui a um segredo a um dos seus burros? 
 
- Ora bem, tudo bem!, respondeu um dos homens. 

Eles acenaram que sim e eu vá de dizer o segredo ao ouvido de um dos burros. Cheguei junto do ouvido do burro e meti-lhe um borrão de cigarro, sem que os homens dessem por isso. O burro espantou-se. Começou aos pulos, esperneou e partiu a loiça toda. 

O homem, todo zangado, virou-se e disse: 

- Avente-se homem! Agora partiu-me a louça toda! Afinal, qual era o segredo? 

Depois daquele estardalhaço todo, viro-me para o homem e digo-lhe baixinho: 

- Disse-lhe que o pai dele tinha morrido. Coitado do burro! Ai! Por favor, não diga nada ao outro que eles são irmãos! O que me valeu foi ter vendido o carvão todo, senão eu queria ver como é que pagava aquela carroçada de loiça."


 

Comentários

Mensagens populares