Sabe qual é o segredo da Alentejanícis?

A Alentejanícis tem dois segredos. 

O primeiro chama-se Sérgio. O jovem que nos acolhe sempre com um sorriso, o que nos dá logo vontade de entrar nesta loja com este nome magnífico. O seu sorriso é como o sol na planície alentejana. Espreia-se pela sua face, ilumina o dia do cliente, acolhe-nos calorosamente. Também ri com os olhos, o que não é previlégio de todos. Sentimo-nos em casa.

Ele ouve-nos, aconselha, explica os produtos que tem na loja.

Encomenda, também, se o cliente não estiver com pressa e poder esperar para o dia seguinte. E, diga-se a bem da verdade,  Alentejo e pressa são palavras que não casam bem. Espere, que vai ver que vale a pena.

Contou-me o Sérgio que, não sendo de Mora, tem fortes ligações à terra. A mãe nasceu cá e ele tem uma espécie de cordão umbilical com este mundo morense. Não descansou enquanto não conseguiu um cantinho muito especial para vender os produtos da região, num espaço amanhado com carinho.

O segundo segredo são os produtos que o Sérgio selecciona para nós. Na impossibilidade de vos descrever tudo o que cabe nesta arca de noé gastronómica, posso dizer-vos quais são as nossas preferências cá em casa. Paio de lombo de porco fumado, doce de tomate - que sabe mesmo a tomate - e o pão alentejano, chegado fresco logo pela manhã.



Perguntei ao Sérgio o que me recomendava se eu só quisesse três artigos da sua loja e não tivesse mais do que 50 euros. Resposta rápida, sem qualquer hesitação. Um bom queijo alentejano, um vinho para acompanhar e, surpresa das surpresas, biscoitos de manteiga. Feitos de quê? De manteiga, dirão vocês. Sim e não só. Também levam torresmos e gordura de porco. Se está em dieta de emagrecimento não se recomenda. Mas se quer provar algo delicioso e diferente, esta é a iguaria certa.




Descobrimos este Verão que a Alentejanícis tem um pão de alfarroba que é de comer e chorar por mais. Neste caso, tem que encomendar, que as alfarrobas não se andam aí a passear todos os dias.

Nesta altura de Festas vá à Alentejanícis. Dificil, mesmo, será sair de lá sem ter comprado algo. Para si ou para os amigos e a familia. Aproveite e encomende as azevias para a ceia de Natal. São deliciosas.

Bom apetite.

Um agradecimento especial ao Sérgio pela sua conversa comigo, permitindo a redacção deste artigo e por, muito amavelmente, me ter deixado fotografar livremente o interior da loja. Um bem-haja para ele. Até ao Natal, Sérgio. 

Localização: Largo do Terreiro da Misericórdia,  5-6     
                     Mora

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares