O TRIGO E O JOIO - o filme que traz Pavia para a tela dos cinemas
O Trigo e o Joio, um filme de 1965, baseado no romance do mesmo nome da autoria de Fernando Namora, é a história de um povo resistente e silencioso, moldado pela vastidão das planícies alentejanas. Entre o sol inclemente e a terra dura, trava diariamente a batalha pela subsistência, arrancando da secura dos campos o trigo que ondula dourado ao vento. Nas suas vozes ecoam cantigas melancólicas e profundas, carregadas de memória, saudade e esperança.
É um povo que transformou o esforço em identidade e fez da perseverança uma forma de vida.
A 20 de Junho de 2026, a Associação Trupe dos Bichos exibiu este filme em Pavia, no âmbito da programação 4CAMINHOS. Convidou uma das actrizes, Lídia Franco, que tem fortes ligações a Pavia, para dar o seu testemunho sobre a realização do filme.
A projecção foi precedida de um roteiro literário que levou os participantes a visitar alguns dos lugares retratados no livro de Fernando Namora.
FERNANDO NAMORA
Nasceu em Condeixa, a 15 de abril de 1919. Licenciado em Medicina (1942) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, pertenceu à geração de 40, grupo literário que reuniu personalidades marcantes como Carlos de Oliveira, Mário Dionísio, Joaquim Namorado ou João José Cochofel. No exercício da sua profissão de médico viveu primeiro na sua terra natal, Condeixa-a-Nova, e depois depois nas regiões da Beira Baixa e Alentejo, em locais como Tinalhas, Monsanto e Pavia, até se instalar definitivamente em Lisboa.
Viveu na Casa do Conde, em Pavia, entre 1946 e 1951, período em que aí exerceu a profissão de médico.
Comentários
Enviar um comentário