César de Carvalho, exposição intimista de pintura
Aos 10 anos voltou à sua terra natal, de onde saiu aos 11 para viver na África do Sul.
Pelos seus quadros perpassa a riqueza das suas vivências, das suas reflexões e a beleza do seu traço.
O Mora Mundus proporcionou ao artista a primeira aparição pública das suas obras, numa exposição intimista
O debate aconteceu entre o pintor e os presentes, permitindo a esta audiência curiosa entrar um pouco no universo do artista.
Esta iniciativa repete dia 28 de Junho, às 18h
Outras conversas se seguirão com outros artistas do concelho de Mora. Ou de fora, conhecedores da história deste território e dispostos a connosco partilhar o seu saber.
Veja o vídeo com César de Carvalho
"Desde que me lembro sempre tive uma afinidade com desenho e imagens. A minha visão do mundo tem sido continuadamente marcada pela estética. Antes ainda de atingir a idade escolar gostava já de brincar com papel e lápis e depois de aprender a ler e escrever (aos 5 anos, ensinado pela minha mãe) comecei a afinar o meu desenho. Durante o meu percurso escolar passei provavelmente mais tempo a sonhar acordado e rabiscar que a tomar atenção às aulas.
Após concluir o ensino secundário, ingressei no Departamento de Belas Artes da Universidade de Pietermaritzburg, a cidade onde vivia. Pela primeira vez tive contacto com aprendizagem temática e técnicas formais em várias artes, tais como desenho, pintura, escultura e grafismo. Infelizmente só durou um ano: a minha paixão pelas disciplinas práticas era grande, mas as matérias teóricas não me interessavam e assim abandonei a academia ao fim de um ano.
Apesar da limitada formação artística, continuei a desenhar e pintar ao longo de toda a minha vida adulta. Em 1981, apresentei uma pintura à prestigiada exposição do Festival de Arte da República, no âmbito das comemorações do 20° aniversário da Independência da República da África do Sul. E no ano 2000 um outro quadro meu foi incluído na exposição Jabulisa 2000.
Ambas as exposições fizeram longas tournées pelos principais museus e galerias por toda a África do Sul. A exposição Jabulisa 2000 foi programada para apresentação nos Estados Unidos, mas infelizmente não houve fundos disponíveis para essa concretização.
Após o meu regresso em definitivo a Mora, realizei uma série de trabalhos a carvão, os quais tive o privilégio de apresentar a audiências convidadas no espaço Moramundus, de Karla Moura, aqui em Mora."
César de Carvalho
Um excelente momento e uma sessão entre amigos em que a Arte moveu a discussão artística e a criatividade fez-nos querer mais ! Parabéns querida amiga pela iniciativa ! Adorei ! : )
ResponderEliminarQuerido amigo, muito obrigada pelo comentário, por teres vindo e por teres contribuído para tornar a sessão mais rica. Voltaremos brevemente com outro tema. Um abraço. Saudações bloguistas.
Eliminar