A anta da Lapeira no mapa do Portugal Megalítico



"Regresso a Pavia e a uma velha conhecida, que parece ficar sempre bem nas fotos,
 a Anta da Lapeira 1 (CNS 1688), aqui retratada em 2019 por Josu Fernandez Villaverde"


Mapa de detalhe e mais informação:
google.com/map


Fonte: Portugal Megalitico

»»» «««

"Também conhecida como Anta da Tapada I, a Anta da Lapeira I é um dos três dólmens existentes na mesma propriedade. Foi construído no período Neo-Calcolítico e não é um monumento listado ou protegido de Portugal.

Sobre a arquitetura
Este dólmen permanece em boas condições e consiste numa câmara poligonal formada por sete pilares. Tem cerca de 3,40 metros de diâmetro e 2,50 metros de altura. Ainda mantém a laje superior mas existe apenas um pilar de um possível corredor.

Sobre a localização
O monumento pode ser visto no lado esquerdo da estrada de Pavia para o Vimieiro, localizado a 1 km ao sul de Pavia. Está ligeiramente camuflado por uma árvore que cresceu inclinada. O acesso directo da estrada está bloqueado, mas o acesso ao monumento pode ser feito através de um portão de entrada na propriedade. Só precisa passar por um buraco de uma parede degradada localizada no lado esquerdo do portão e caminhar 250 metros para NW. Também pode tentar a sorte pulando a cerca, mas será melhor não o fazer. Não há placas proibindo de entrar na propriedade, portanto pode considerar-se que o acesso é gratuito."

Fonte Megalithic.co.uk
Tradução: Mora Mundus 

 

Comentários

Mensagens populares