Aldeia de Brotas - Onde os dias são feitos de luz


Chama-se Brotas, mas podia ser Aldeia da Luz.

Eu adoro esta aldeia, onde tudo e toda a gente respira Alentejo.

Desde as alvas casas caiadas, com as suas riscas azuis, até ao sorriso das pessoas, que nos  vêm espreitar às portas. E nos dizem bom dia, ou boa tarde, quando nos cruzamos na rua,  hábito há muito desaparecido nas grandes cidades.

O que mais me fascina em Brotas é a sua Igreja e aquele ar de presépio permanente. É como se fosse sempre Natal em Brotas. Mesmo quando os dias vão quentes e temos que nos refugiar na sombra.

Brotas é abraçada pelas oliveiras e por sobreiros. Gosto de sair do aglomerado de casas e dar a volta à aldeia. E lá de longe ver o fumo a sair das chaminés. 

Haverá aldeia que cheire mais a Alentejo do que esta?

👀 A visitar em Brotas:

↠ Santuário de Nossa Senhora das Brotas

↠ Torre das Águias

↠ Olaria das Brotas

↠ Atelier de Artesanato de Célia Matos

Daqui pode partir para caminhadas no campo para respirar ar puro e libertar o espírito. Ou ir à descoberta do resto do Concelho de Mora.

🍴 Onde comer: Restaurante O Poço

😴 Onde dormi: Casas de Romaria
          https://casasderomaria.com/


VEJA TAMBÉM:






Comentários

  1. Não esquecer as fantásticas Romarias de Histórias pela associação monte da amOrada, um projecto cultural e artístico para a comunidade! Desde 2015 apresentou Histórias Costuradas (Casas de Romaria); Histórias em Água - entre a fonte e o tanque, aldeia de Brotas; Histórias Cozinhadas no Poço, restaurante O Poço, Brotas; Guardador de Rebanhos, diálogo entre mestres, monte sa amOrada, Brotas; Histórias de Barro, Olaria de Vera e Carlos Ramalho, Brotas. A preparar a próxima : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mora Mundus lembra-se bem das Romarias de Histórias, tendo tido o privilégio de partticipar numa delas. Para quando as próximas?

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares