Procissão do Senhor dos Passos em Cabeção


Procissão do Senhor dos Passos celebrada sempre no segundo Domingo do período da Quaresma. Anualmente, esta tradicional procissão quaresmal enche as ruas de Cabeção. Conta com dezenas de participantes, entre miúdos e graúdos. Alguns encarnam as personalidades da época, simulando a Via Sacra feita por Jesus Cristo.


 
A procissão é marcada pelo reviver de tradições seculares que constituem a manifestação da fé de dezenas de crentes e envolvem a comunidade local num acto litúrgico que traz um colorido especial e vivência renovada às ruas da vila.



 

 
 
Acendem-se as luminárias,  que mostram o caminho espiritual a todos aqueles que acreditam e recorrem à fé em busca do conforto e proteção. A vela significa a luz da fé cristã.




Na Igreja Matriz de Cabeção tem destaque a capela do Senhor dos Passos que remonta ao tempo da Rainha D. Maria I, que foi Rainha de Portugal e Algarves de 1777 até 1815.



fotos | Carlos Almeida
 
"Fotografei uma vez mais a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, e em Cabeção, senti uma vez mais, que se  trata  de um dia de  orgulho para todos os  Cabeçanenses.  Uma data especial.  Há sempre algo mágico nesta caminhada e existe também muita entrega e devoção. Tal como escrevi no último ano, se me for possível cá estarei em 2025."


Comentários

Mensagens populares