Abriram-se as talhas na adega de Avelino Rosado

 

Avelino Rosado, 74 anos, um homem que há mais de 20 anos produz vinho de talha em Cabeção. Ouvi-lo falar de vinho e ser convidada para a abertura das suas talhas é um prazer e um privilégio. Em final de Janeiro 2024, abriu as talhas e fez correr o vinho da colheita de 2023, proveniente das suas muitas vinhas.

As suas duas adegas foram construídas e recuperadas pelas suas próprias mãos. Mãos calejadas pelo trabalho, mãos que acarinham a vinha, colhem a uva, a desengaçam, a colocam dentro das talhas de barro, calcam o mosto e, finalmente, abrem as talhas para deixar correr o vinho.

O essencial do processo de vinificação em talha de barro foi trazido para a Península Ibérica pelos romanos há mais de 2000 anos, tendo-se mantido quase inalterado. Logo após a colheita, as uvas são levadas para o lagar e desengaçadas manualmente, na mesa de ripanço, ou mecanicamente, num esmagador-desengaçador de inox elétrico. O desengace consiste na separação das bagas (grão da uva) do engaço (esqueleto de sustentação do cacho) antes do esmagamento. 

As uvas já desengaçadas são colocadas dentro das talhas de barro e a fermentação ocorre espontaneamente. Durante este processo, as películas de uvas que sobem à superfície e formam uma capa sólida, são mexidas com um rodo de madeira e obrigadas a mergulhar no mosto, para assim transmitir ao vinho mais cor, aromas e sabores. Terminada a fermentação, essas massas assentam no fundo.
 

 
No momento da abertura da talha é aberto um furo na rolha de cortiça (que assim também filtra o vinho) que se encontra na parte de baixo da mesma, colocando-se de seguida uma cana na rolha para que o vinho possa fluir. As massas vínicas, ainda dentro das talhas, servem como um filtro natural para que o vinho não saia turvo. A partir desta altura, o vinho está pronto a ser bebido. 
 

 
A abertura das talhas faz-se num ambiente de festa, entre talhas, alguidares, jarros e copos. Provam-se o tinto e o  branco, conversa-se e, neste caso, aprende-se com o saber de Avelino Rosado.
 
Torneira feita com uma cana e rolha de cortiça


O vinho corre para estes alguidares de barro e, posteriormente, é engarrafado.
Um alguidar para o vinho branco, outro para o tinto.
 
Rolhas com três ranhuras para deixar correr o vinho


Atufadores que servem para empurrar para o fundo da talha a massa vínica em fermentação


Um mundo de vinho e barro

   

 VEJA O VÍDEO DA ABERTURA DAS TALHAS

 



 

Comentários

Mensagens populares