O que pensam os belgas sobre o Alentejo?

Alentejo, calma portuguesa em estado puro, dizem os belgas.

"Imaginem uma região tão grande como a Bélgica habitada apenas por 750.000 pessoas. Onde os campos verdes suavemente inclinados pontilhados de vinha, oliveiras, sobreiros, minúsculas aldeias brancas e típicas cidades pequenas. Onde os trilhos de caminhada mergulham no coração de uma natureza preservada e de falésias selvagens, mas que vos conduzem igualmente a alojamentos acolhedores e a pequenos restaurantes que fazem as honras da gastronomia local.


Como em todo lado no mundo as diferentes regiões de Portugal concorrem na picardia, havendo muitos preconceitos e anedotas sobre as gentes desta terra. Mas a acreditar nos alentejanos, os outros têm é inveja. Mesmo se o "celeiro" de Portugal uma das mais pobres regiões do país não existe miséria. A simplicidade e a calma são as palavras-chave.

AS SECULARES ALDEIAS FORTIFICADAS

Tomemos como exemplo Monsaraz, uma  cidade fortificada, pequena e charmosa, a duas horas por estrada da cidade de Lisboa. Dada a sua localização estratégica, o seu castelo histórico oferece uma vista magnífica sobre a região e o lago artificial do Alqueva, ladeado de uma barragem, que merece uma visita por ele só. É possível alugar um barco no Amieira Marina e navegar tranquilamente durante dias. E se levarem uma bicicleta a bordo também podem pedalar de aldeia em aldeia.

Não se esqueçam de visitar Évora, a Capital do Alentejo, fundada pelos romano, e inscrita como Património Mundial pela UNESCO, com as suas ruas estreitas e o seu ambiente descontraído.





CONTEMPLAR AS ESTRELAS

Mas uma das atrações mais espectaculares da região acontece depois do Pôr do Sol: o céu estrelado. A Rota Dark Sky Alqueva Reserve foi a primeira rota no planeta a ser reconhecida como "Starlight Tourism Destination", com o acordo da UNESCO.  Uma região de 3 000 km2 é mantida na maior obscuridade possível durante a noite, de modo a que o céu estrelado e a via láctea sejam visíveis em todo o seu esplendor. Com uma média de 286 noites por ano sem nuvens, geralmente a visibilidade não é um problema.

Se tiver azar, e o tempo pregar uma partida, ou se quiser obter mais explicações, pode deslocar-se ao novo observatório que propõe conselhos fotográficos, para além disponibilizar os seus telescópios e uma simulação do firmamento. 

ROTA VICENTINA

O Sudoeste alentejano faz as delicias dos caminhantes. A organização Rota Vicentina tem aqui dois percursos terrestes bem assinalados e balizados: o Percurso do Pescador que se desenrola ao longo da costa e o Caminho Histórico que percorre o interior da região.   Estes circuitos levam-no a uma natureza preservada, através de pitorescas vilas e aldeias rurais. A qualidade dos caminhos voltou a ser sublinhada o ano passado pelo Label Europeu  Leading Qulaity Trailers. 

Rota Vicentina deseja obviamente chamar a atenção dos viajantes sobre o Sudoeste Alentejano, mas também está fortemente envolvida na defesa do turismo durável. Não apenas na preservação da natureza que envolve os percursos pedestres mas de toda a região e dos seus habitantes. 

Não esperem encontrar aqui luxuosos resorts ou frentes de mar pejadas de multinacionais, mas sim reservas naturais protegidas e zonas com restrições de constução. E é nisso que reside a força de atracção do Alentejo: uma busca obstinada pela autenticidade e pela calma."





Français
http://fr.metrotime.be/2017/04/28/weekend/alentejo-calme-portugais-a-letat-pur/

http://fr.rotavicentina.com/historical.html 

English
http://en.rotavicentina.com/historical.html

Comentários

Mensagens populares