Abriram-se as talhas na Adega Tapada Mouca
8 de Dezembro 2023
Adega Tapada Mouca | Cabeção | Alentejo | Portugal
Mora na Tapada Mouca um dos guardiões do saber fazer vinho de talha em Cabeção. Vítor Marques, com a preciosa colaboração de Antónia Marques, tem vindo a preservar ao longo de décadas este processo de vinificação desenvolvido e disseminado pelos romanos há mais de 2000 anos.
Sob a sua batuta abriram-se as talhas que guardaram o vinho tinto e o branco durante 3 meses, onde fermentou, ganhou cor e estrutura. A adega encheu-se de familiares e amigos, na boa e antiga tradição de fazer da abertura das talhas um alegre e saudável convívio, partilhando o néctar e encerrando mais um ciclo da vinha e do vinho.
Que bem recebem o Vítor e a Antónia, dois excelentes anfitriões.
As talhas da Adega Tapada Mouca têm uma capacidade total de 2500 litros
No orifício junto à base foi colocada uma cana que funciona como uma torneira. Dentro dela, uma rolha com ranhuras, que funciona como um filtro natural. O vinho atravessa o filtro formado pelas massas de uvas, depois passa pela cana, saindo puro e límpido. É um processo simples e natural, tanto quanto o vinho que dele resulta.
A transferência para os tonéis em aço é feita com ajuda de uma pequena bomba, que bombeia dos alguidares para os tonéis, como tão bem se pode ver no vídeo.
O som do liquido a correr para os alguidares de barro soa a um rio de vinho
Confira no vídeo
Imagens | António Nobre
Edição de imagem | Karla Moura
Comentários
Enviar um comentário