CECAI, Lançamento público
Quando a Terra chama, o que respondemos?
CECAI - Centro de Experiências Culturais e Artísticas Integradoras
Fundadoras | Clara Santiago (ao centro),
Isabel Barbosa da Costa (à esquerda)
e Margarida Pinto Coelho (à direita)
Associação monte da amOrada | Brotas | Mora
30 de Setembro, 36 graus, sol intenso, céu sem nuvens. Foi assim que a Terra nos acolheu já Outono entrado. O Planeta sofre e nós com ele. Porque o aquecimento global
tem consequências negativas para a vida de todas as espécies do
planeta. Olhando em nosso redor, é fácil perceber que o calendário das estações está alterado, que a vegetação e os
solos secam mais cedo, que o nível do mar está a subir e que diversas espécies
correm o risco de ser extintas, conduzindo a uma redução muito significativa da
biodiversidade.
Esta é a realidade para a qual o CECAI pretende chamar a nossa atenção, elevando a nossa consciencialização climática.
VISTE-ME - Pereira morta in situ
"A missão do CECAI é a de cultivar espaços de regeneração ecológica, social, económica e cultural; através de uma programação recheada de residências, cursos, workshops e conversas queremos semear o convergir de pessoas de vários contextos, artistas, filósofos, cientistas, agricultores, artesãos etc. e nesse convergir pensar em conjunto o que é a regeneração e como podemos cultivá-la no nosso ecossistema ecológico e social.
Já há uma temática para a 1ª temporada (Outono 23 a Outono 24), que será totalmente dedicada à oliveira (tendo em conta que a associação monte da amOrada se insere num olival tradicional), tendo como título 'O tempo das oliveiras '; Em Novembro dia 10, 11 e 12 terá lugar a primeira residência artística - SAFRA, dedicada, claro, à oliveira. Esta temporada terá outros momentos e actividades ao longo do ano.
INSCRIÇÃO NA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA SAFRA aqui
Durante a residência os participantes irão debruçar-se sobre esta magnífica árvore, a sua história e co-evolução com o ser humano, bem como sobre a cultura que desse encontro surgiu, sobre as histórias que esta árvore tece e testemunha e sobre como o olival é também ele uma metáfora que espelha a cultura que o cuida ou abandona.
Seguir-se-ão outros momentos, sempre a partir do olival, azeite, azeitona. E nos anos seguintes outras temáticas serão desenvolvidas, PARA ASSENTAR OS PÉS NA TERRA." (autoria CECAI)
No lançamento do CECAI, aberto a todos que desejaram vir conhecer este projecto, as pessoas puderam usufruir de um percurso pelo olival onde observaram algumas instalações criadas para este evento; depois, as fundadoras partilharam informação sobre o projecto (missão, princípios orientadores e programação futura). No final, para celebrar, houve uma mesa posta com vista para o pôr do sol onde se petiscaram alguns dos produtos locais, gentilmente cedidos por alguns dos apoiantes do evento.
A oliveira é uma árvore da família das oleáceas. Tem pouca altura e tronco retorcido, sendo nativa da parte oriental do mar Mediterrâneo.
DE SOL A SOL - Citações recolhidas na comunidade
ANTES DE PARTIR - Memórias do Mestre Galiza, Pastor
VÊS-ME ? Miradouro, Poesia, Texto
QUADRADO VERDE PERFORMANCE
APRESENTAÇÃO DO PROJECTO
CELEBRAÇÃO AO PÔR DO SOL
As azeitonas...
... e o paté delas!
Vinhos de produtores locais | Cabeção e Pavia
Vinho da talha de Évora
"Renascer na beleza do afecto, no encanto que há na amizade"
Conversas ao pôr do sol
Comentários
Enviar um comentário