Inundações no concelho de Mora após noite e manhã de chuva intensa
Durante a madrugada e a manhã de terça-feira, 13 de Dezembro de 2022, o céu desabou na cabeça dos portugueses e a água da chuva fez extravasar rios e ribeiras, derrubou árvores, entrou nas casas e tudo pôs de pernas para o ar. Há 20 anos que não se via nada assim no país.
O concelho de Mora foi um dos mais afetados pelo mau tempo da última madrugada no distrito de Évora. Os leitos das ribeiras transbordaram para as margens, as pontes ficaram quase submersas, os açudes registaram níveis de água que há muito não eram vistos por estas bandas.
Da força das águas nos dá conta o vídeo de Luís Ribeirinho da Silva
Vídeo Açude do Furadouro e Ponte da Chaminé
Ribeira de Têra
As barragens mais próximas, Maranhão e Montargil, atingiram o seu volume máximo.
Ao Munícipio de Mora caberá a responsabilidade de estudar formas e procurar financiamento para, por um lado, armazenar e re-usar a água das chuvas que, depois de tratada e filtrada, até pode ser tornada potável e própria para o consumo
das pessoas. Por outro lado, é importante evitar alagamentos e enchentes, evitando desmatar áreas próximas às margens das ribeiras, reflorestando as margens, desassoreando os leitos, construindo ou recuperando canais, etc.
*** *** *** *** ***
"O novo regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial garante a possibilidade das entidades intermunicipais, por vontade conjunta dos municípios constituintes destas e de municípios vizinhos, se associarem para definirem, de modo coordenado, a estratégia de desenvolvimento e o modelo territorial, as opções de localização e de gestão de equipamentos públicos e infraestruturas, aprovando conjuntamente programas intermunicipais de ordenamento e desenvolvimento, planos diretores, planos de urbanização ou planos de pormenor.
Nível municipal
No âmbito municipal definem-se, de acordo com as diretrizes de âmbito nacional e regional e com as opções próprias de desenvolvimento estratégico, o regime de uso do solo e a sua programação. Neste âmbito ntegram-se os planos municipais de ordenamento do território (PMOT), e os planos intermunicipais de ordenamento do território (PIMOT).
apambiente.pt/agua/planos-de-gestao-dos-riscos-de-inundacoes
fotos de Margarida Nunes e de João André Pinto
Comentários
Enviar um comentário