Tributo a Jorge Sampaio por Daniel Arrhakis

 

Tributo A Jorge Sampaio (1939 - 2021) por Daniel Arrhakis
 
"O meu tributo ao Homem que defendia as cores da liberdade e da humanidade.
 
Jorge Sampaio, 81 anos, foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006. De seu nome completo Jorge Fernando Branco de Sampaio, este desempenhou, ao longo da sua vida, os mais altos cargos políticos no país.
 
Iniciou o seu percurso, ainda estudante, como um dos protagonistas, na Universidade de Lisboa, da crise académica do princípio dos anos 60, que gerou um longo e generalizado movimento de contestação estudantil ao Estado Novo, até ao 25 de Abril de 1974.
 
Em 1989 foi eleito líder do Partido Socialista e na mesma altura foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993. 
 
Jorge Sampaio foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006.
 
Na cena política internacional, foi um importante contribuidor para a tomada de consciência da causa pela Independência de Timor-Leste.
 
Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e entre 2007 e 2013 foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.
 
Fundou em 2013 a Plataforma Global para os Estudantes Sírios, que actualmente ainda presidia, com o objectivo de ajudar os jovens Sírios na sua formação académica interrompida pelo conflito na Síria."
 
O homem que inventou a frase 25 de Abril, sempre! criando um consenso político nunca visto em Portugal antes de 1989.
 
Sampaio, Sempre!
 
 




Comentários

  1. Obrigado por partilhar este trabalho e pela homenagem a Jorge Sampaio querida amiga Karla Moura !
    Uma personalidade que vai deixar muitas saudades, quer pela humanidade inclusiva e de partilha com que abraçava o Mundo quer pela sua luta pela liberdade e sentido de estado na defesa dos povos e dos mais desprotegidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel, é sempre um prazer mostrar os seus trabalhos aqui no Mora Mundus e um duplo prazer que a homenagem prestada pelo blogue a Jorge Sampaio,homem de grande valor político, moral a e humanista, seja feita com um dos seus trabalho.

      Um grande abraço. Saudações bloguistas.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares