A AANC distribui armadilhas à população numa iniciativa de combate à Vespa Asiática


 
 Porque é que a Vespa asiática é um problema?

 A vespa-asiática é uma espécie  exótica invasora porque não teve a sua origem natural no nosso habitat e porque se expande sem controle, passando a representar uma ameaça para espécies nativas. A sua alimentação é à base de artrópodes e muitos destes não possuem quaisquer defesas contra esta nova espécie de vespa. Este facto é reportado por várias associações de apicultores no centro e norte do Portugal onde a vespa-asiática, em grande concentrações,consegue dizimar colmeias de Abelha-Europeia "Apis mellifera". Também as culturas frutícolas são afectadas visto que esta espécies no seu início larval é alimentada pelas operárias com frutas adocicadas.
 

Em que consiste a iniciativa lançada pela AANC de combate a esta espécie invasora?
 
A nossa iniciativa consiste na promoção do combate a esta espécie numa fase inicial da sua expansão no Alentejo, Sítio de Cabeção e Concelho de Mora. Só trabalhando por antecipação e proactividade podemos evitar a expansão das espécies invasoras cada vez mais frequentes.
 
Em 2020 procedemos à doação de 30 armadilhas, que distribuímos pela população e por apicultores de Cabeção, Maranhão e Pavia, dos quais nos chegou a informação de que apenas dois exemplares tinham sido capturados.
 
Em 2021 procedemos à doação de 50 armadilhas que esgotaram em poucos dias. Também foi bastante positiva a sua divulgação, a qual fez com que tivéssemos sido contactados por pessoas a nível nacional, jornais e rádios regionais, com o intuito de explicarmos os os objectivos desta iniciativa e o método de construção das armadilhas.
 
 
É importante fazer chegar a mensagem aos cidadãos, a quem cabe  participar nestas acções de combate a espécies invasoras e exóticas, pois elas a curto prazo podem trazer grandes prejuízos para as nossas espécies autóctones.

Como é que se pode aceder às armadilhas que a associação tem para distribuição? Tenho que ser do Concelho de Mora? Tenho que ser sócia da associação?

As armadilhas doadas em 2021 estão reservadas para qualquer cidadão que possua algum tipo de terreno no Concelho de Mora com extensão à freguesia do Maranhão e Aldeia Velha. Para tal não é necessário ser sócio/a da Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção, nem partilhar connosco qualquer dado pessoal. Apenas solicitamos a todos que queiram participar na nossa iniciativa que nos reportem capturas de Vespas- Asiáticas que ocorram nas unidades que doamos e que no Outono, quando há uma redução de movimento da espécie, que coloquem a armadilha no devido contentor do lixo.
 
Para colocação em quintais e jardins entregamos uma armadilha e terrenos maiores até ao máximo de 3 armadilhas por participante.
 

 
 
Se eu quiser fazer uma armadilha em casa de que materiais preciso? Como a construo?
 
O processo é relativamente simples, não leva mais que 10 minutos.
 
a) Necessitamos no mínimo de três garrafas plásticas (1,5L) ou um garrafão (5L) e duas garrafas(1,5L).
 
b) Uma das garrafas ou garrafões fica na vertical e serve de unidade central, onde se coloca o isco, as outras duas são cortadas junto ao bocal de forma a ficar tipo funil. 
 
c) Na unidade central fazem-se dois orifícios ao centro e justos onde irá entrar o gargalo das garrafas cortadas, ficando a parte mais larga para o exterior. Posteriormente esta parte das garrafas cortadas deve ser pintada de amarelo de forma ser mais atractivo para a vespa. 
 
d) No topo da unidade central junto à tampa são efectuados dois a três orifícios com uma broca 6mm (de forma a possam sair a Abelha Europeia "Apis mellifera", Vespa Europeia "Vespa crabro" e outros insectos de pequenas dimensões.
 
Neste modelo acrescentamos ainda um sub-fundo, feito com uma das garrafas cortadas,  de forma que as vespas não morram por afogamento mais sim por exaustão.  Este aspecto é muito importante porque quanto mais tempo conseguimos manter a vespa viva maior será a quantidade de feromonas libertada que irá atrair outros exemplares da sua espécie para a armadilha.
 
O isco é colocado na unidade central e deve ficar com 5 a 6 centímetros de altura. É composto por cerveja, vinho branco e açúcar em partes iguais e fermento de pão (10% de uma das outras partes).
 
O método de construção que usamos é baseado no divulgado pelo Serviço de Municipal de Protecção de Civil (SMPC) de Montemor-o-Velho e é divulgado no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=UP3EotNCufw
 
O isco que usámos este ano foi o mais económico possível, tendo sido sugerido pela APIMORA, na pessoa do Sr. António Luís Carlos (Carlos Canhoto), e pelos gestores da página Enxame d' Abelhas https://www.facebook.com/enxamedabelhas.

Curiosidade!!
Para as 50 unidades que construímos reutilizamos um total de 150 garrafas de água de 1,5L e gastámos cerca de 10 euros em ingredientes e tinta.
 
Entrevista concedida por José Aleixo Presidente da AANC
 

Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção

Rua da Escola

Escola Primária n.º 2

7490-071 Cabeção

www.amigosnatureza.com

www.facebook.com/associacaoamigosnatureza

 

 

publico.pt/2019/02/12/ciencia/perguntaserespostas/perguntas-respostas-vespaasiatica-problema

Comentários

Mensagens populares