Dias de pesar no concelho de Mora
Os últimos dias foram muito tristes para o concelho de Mora, devido ao falecimento de dois jovens da terra em acidentes de viação, Francisco Soeiro e Ricardo Ribeiro, e também de António Nunes. Gostaríamos de deixar aqui algumas palavras, em primeiro lugar, de pesar pelos falecimentos e de lamento profundo pelo sofrimento das famílias.
Em segundo lugar, gostaríamos de convidar todas e todos para uma reflexão sobre os nossos comportamentos na estrada, quer como peões quer, sobretudo, ao volante: quantas vezes a pressa que temos em chegar a algum lado não suscita comportamentos de risco? Se vamos conduzir, não terá sido a refeição pesada demais? Os efeitos do álcool estão mais que estudados, mas mesmo assim quantos de nós não pisam o risco de quando em vez? E esse novo flagelo do telemóvel ao volante, será que nos permite ver os peões a atravessar a passadeira?
A nossa, as daqueles que amamos, a de todos.
Nós
que andamos na estrada, a pé, de carro, de bicicleta, de mota, de
camião devemos ter sempre presente que a estrada e os veículos que utilizamos são apenas um meio que nos leva para junto da família, dos amigos, dos locais que amamos. São o
caminho das férias. São o caminho que nos leva de regresso a casa.
Em segurança e com tranquilidade.
Achamos importante pormos a mão na consciência, olhar-mo-nos ao espelho e mudar o que houver a mudar. Chamar a atenção dos outros. Para que possamos contribuir, um pouco que seja, para que momentos tristes como estes se repitam cada vez menos.
António Nobre e Karla Moura
ps: uma palavra de pesar também para a família do camionista que faleceu a 1 de Setembro ao volante do seu camião, na estrada que liga Mora à localidade de Couço.
Comentários
Enviar um comentário