Pássaros de Mora II

Verdilhão (Chloris chloris)

"... o verdilhão apresenta uma coloração vistosa e chamativa. No entanto, é o seu canto que mais chama a atenção. (...) O macho do verdilhão apresenta um bico grosso, quase tão grosso como o do bico-grossudo. Distingue-se pela tonalidade geral esverdeada, com as primárias amarelas e ponta das primárias escuras. A cauda bifurcada apresenta os lados amarelos. As fêmeas apresentam cores mais esbatidas que macho." (fonte | Aves de Portugal)


"Ave minúscula, com bico pequeno e atarracado. Ambos os sexos são muito riscados e têm o uropígio amarelo. Os machos têm as faces e o peito de tons amarelo-vivos, que são cinzento-acastanhados nas fêmeas. É comum em parques, jardins, cidades, terrenos agrícolas e orlas florestais. Canta muitas vezes empoleirado em fios eléctricos, postes, antenas de televisão e topos de árvores. O canto é muito acelerado, sendo frequente cantar em voos circulares, com batimentos de asa “em câmara lenta”. Alimenta-se de sementes e por vezes de invertebrados." (fonte | eBird)

"Conhecido também pelos nomes de carvoeiro ou pisco-ferreiro. (...) O macho é preto com uma pequena mancha branca na asa. A fêmea e o juvenil são acastanhados. Em todas as plumagens, o rabirruivo-preto identifica-se pela cauda cor-de-fogo e pelo “tique nervoso” que se consubstancia num frequente tremer." (fonte | Aves de Portugal)
 
 
Toutinegra de barrete
"O canto melodioso da toutinegra-de-barrete é um dos sons mais característicos dos parques e jardins urbanos. (...) Toutinegra com corpo acinzentado, mais escuro nas partes superiores. Como característica mais saliente apresenta um barrete conspícuo, preto nos machos e arruivado nas fêmeas, que permite ao observador identificar facilmente esta espécie." (fonte | Aves de Portugal)
 
_____________________________ )))))) (((((( ______________________________

À volta da Ribeira da Raia e nas redondezas da freguesia de Mora, César de Carvalho, grande observador das coisas da vida, tem dedicado algum do seu tempo a registar com a sua máquina fotográfica alguns dos muitos pássaros que escolheram esta zona do Alentejo para nidificar ou para  aqui viver todo o ano.  As presentes fotos foram tiradas em Março de 2024.

VEJA TAMBÉM 
 


Comentários

Mensagens populares