Expomora 2023_Primeiro dia sempre a bombar

 
Veja o vídeo

n
 
Visitei a Expomora no seu dia de abertura. Às 19h a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mora deu logo o toque para o ambiente de festa que se sentiu toda a noite.
 
 
O hastear das bandeiras das quatro freguesias (Brotas, Cabeção, Mora e Pavia) foi um momento solene e bonito. Transmitiu-me um sentido a pertença a um concelho onde todos unidos somos mais fortes. 

 
A Expomora é uma festa da cultura e do lúdico. Procura mostrar os artistas e os produtos locais, não deixando de atravessar as fronteiras para trazer artistas de nacionais, de estilos diversificados, que tanto agradam a um vasto público.  
 
Pequena confissão. Eu adoro balões. E vocès? 
 

  Num registo muito local e de forte cunho alentejano, fomos presenteados logo na abertura com as sonoridades do Grupo de Cantares Alentejanos de Brotas
 
 
Tendo-se seguido Grupo de Cantares "As Cachopas" de Pavia


Prossegue-se caminho na exploração das ofertas culturais e chega-se à sala de actividades do Museu Interactivo do Megalitismo de Mora que acolhe a exposição "A arte mora aqui" reúne fotos e pinturas de artistas do concelho de Mora. Eu gostaria de lá ter visto também os trabalhos de Daniel Arrhakis.
 

As fotografias de Luís Ribeirinho da Silva, cujo conjunto o fotógrafo intitulou de Via láctea no Concelho de Mora",  merecem certamente ser vistas.

Não são talvez fáceis de encontrar. Dou-vos uma ajuda. Estão num pilar que liga os dois espaços do pavilhão de exposições, quase em frente ao stand da Confraria do Vinho da Talha de Cabeção. 

Na hora da guloseima não se fica desapontado. A Casinha dos Doces é uma tentação. A comandante é Tatiana Lopes, que me agarrou por um braço e me disse "tire-me aqui uma foto". Vai publicar no FB?" Impossível resisitir ao seu entusiasmo fresco e contagiante. E lá fui eu fazer fotos e vídeos do seu doce estaminé.


As farturas são por aqui, minhas senhoras e meus senhores. Enchem o recinto do seu característico cheiro a frito e dão cor ao ambiente.

Não faltam os 🐕 quentes. À hora de jantar a fila era considerável. Serão bons? Só provando se saberá. Bora lá?

 
Se alguém lhe perguntar se aceita um vinho, diga sim. Mas só se for do Joaquim Arnaud... 

 
 

Quanto a comes e bebes estamos falados por agora. Vamos a outros stands. Um dos que me atraiu a atenção foi o da BebaFãoKelly Tanta coisa gira para os muito pequenitos. Passem por lá e depois digam-me se gostaram.

E se gostam de artesanato de barro convido-vos a passarem também pela Casa Mordomos D'Évora Cuidado com as carteiras, é difícil sair de lá sem comprar uma peça. 

E não podiam faltar os carrocéis, viagem aventura do imaginário das nossas infâncias. Roda, gira, deixa-me sonhar que sou princesa cavaleira, cavalgando o mundo no meu cavalo alado.

E se se cruzarem coma Lontra do Fluviário de Mora e com o Pedritas do Museu Intercativo do Megalitismo digam-lhes que envio beijos e abraços.


Na inauguração esteve presente o executivo da Câmara Municipal de Mora


Que Mora seja uma porta aberta para o futuro!







 

Comentários

Mensagens populares