Solsticio de Inverno



22 Dezembro | Solstício de Inverno 

O solstício de inverno é um fenómeno astronómico que marca o início da estação. Ocorre normalmente por volta do dia 21 de Junho no hemisfério sul e 22 de Dezembro no hemisfério norte. 

Segundo alguns, monumentos como o O cromeleque do Vale d'El Rey eram construídos de forma a estarem orientados para o pôr do sol do solstício de inverno e nascer do sol no solstício de verão. 

Os povos da Europa existentes na época anterior ao cristianismo, chamados de pagãos pelos cristãos, tinham uma grande ligação com essa data. O solstício de inverno, a noite mais longa do ano,  representava o ponto de passagem das trevas para a luz. 

"Na noite mais longa do ano, quando a escuridão parecia não ter fim, homenageava-se a natureza e faziam-se oferendas aos deuses, pedindo para que o inverno passasse depressa. As casas eram decoradas com ramos verdes, conhecidos por “evergreen” ou “sempre verde”, e faziam-se grandes fogueiras, às voltas das quais era reunida a família. O fogo era sempre o elemento central, símbolo da luz e da própria vida." (Observador.pt/especiais/tradicao-solsticio/ )

À celebração juntavam-se os pinheiros, que eram trazidos para dentro de casa e cujas folhas perenes e sempre verdes simbolizam a continuação da vida. Eram decorados, entre outras coisas, com sinos, o símbolo feminino de fertilidade e da vida que vai desabrochar na Primavera. 


»»  ««

 O Mora Mundus endereça dois agradecimentos especiais a quem permitiu a realização da foto ora publicada.

  • O primeiro é para o Senhor Luís Mexia de Almeida, proprietário do Monte do Vale d'El Rey o ter gentilmente acedido ao pedido para fotografar o cromeleque.
  • O segundo é para a Daniela Anselmo por ter proporcionado o contacto com o Senhor Luís e por me ter conduzido ao monte e ter acompanhado na realização das fotos.

Comentários

Mensagens populares