Associação de Jovens da Malarranha - Passado e Presente


A 30 de Julho de 2019 o Mora Mundus encontra-se com Milton Marques Carreiras, num café do Concelho de Mora para conversar sobre o passado, o presente e o futuro da Associação de Jovens da Malarranha. Este é o relato dessa conversa, que o Mora Mundus muito agradece.







- QUANDO É QUE FOI CRIADA A ASSOCIAÇÃO DE JOVENS DA MALARRANHA?

Em 3 de Setembro de 2014 por Milton Carreiras, Raquel Relvas e Hugo Serrador.

- Como é que nasceu a Associação?

Nasceu  logo a seguir às Festas da Malarranha, quando um grupo de jovens sentiu  que esta iniciativa cultural estava a decair e tendia a desaparecer. A Associação, uma instituição privada sem fins lucrativos, foi criada para redinamizar as festas de Verão. 

Actualmente a associação conta com 56 associados, sendo que apenas 3 ou 4 vivem ainda na localidade.

- QUE ACTIVIDADES DESENVOLVEM?

A A.J.M organiza a Festa anual da Malaranha, que reúne cerca de 700 pessoas, muitas vindas de concelhos vizinhos e outras que regressam à Malarranha em Agosto para participarem nas festividades. 

Voltaram a fazer os bailes tradicionais. Como o Baile da Pinha em Março, outro para assinalar a Páscoa, o da Espiga em Maio e o de Natal. 

       

 - QUE PROJECTOS PARA O FUTURO?

Aquilo que a associação vai fazer no futuro dependerá de dois factores. O primeiro é o resultado da eleição da nova direcção, que terá lugar em Setembro.  O segundo é o suporte financeiro. A rentabilidade dos eventos é muito baixa, o valor dos subsídios é igualmente baixo e o patrocínio das empresas locais nem sempre é fácil de obter podendo, assim, estar comprometida a continuidade das actividades da A.J.M. 


O futuro a longo prazo depende da composição demográfica da população da Malarranha e dos futuros líderes da Associação.



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares