Eu Amo o Alentejo


Foi pelo Pôr do Sol que o Alentejo me conquistou!

Decorria o ano de 1996, não existia ainda a A2 e o meu caminho fazia-se pelas estradas nacionais que serpenteiam o interior do Alentejo. Ao entardecer, no Inverno, o Sol pintava o horizonte de belos azuis, amarelos e suaves laranjas.


E no Verão inundava o horizonte de fortes tons laranja 


E eu apaixonei-me.

A planície "...planície rasa, branca de sol e cal e de luar...", como dizia Florbela Espanca, foi-se-me entranhando no ser e por ela fiquei rendida de amores.


Depois vieram as gentes e os seus afectos. Aquilo que dá textura à vida.


Há um tempo e um espaço no Alentejo que nenhuma foto, nenhumas palavras conseguirão jamais traduzir. Há que estar aqui, respirar este território, este pulsar da terra, o ritmo das gentes para perceber. E fazendo-o, poder dizer EU 💓O ALENTEJO!

Comentários

Mensagens populares