Cortiça - um tesouro do Alentejo


Já começou a recolha da cortiça no Alentejo. 

Tenho sempre orgulho em dizer que Portugal é o maior produtor mundial de cortiça.

Porquê?
 

1. Bom, porque adoro os sobreiros. Acho mesmo que são sensualmente provocadores quando estão despidos da casca e ao rubro.

2. Porque gosto da ideia de sermos produtores de um material bio degradável a 100%.

3. E porque gosto de dizer que o Alentejo tem este tesouro no seu território.


Vem-me tanta coisa à cabeça quando penso em cortiça.
Rolhas de garrafa, a revestimentos para a casa.
Malas, chapéus, porta-chaves.


 Mas aquilo que mais gosto são os bancos de cortiça.
Tenho dois lá em casa e foram-me oferecidos por um amigo que já não anda por cá, Estevão Silva.

INFO

Como área de 730 mil hectares de Montado de Sobro, Portugal é responsável por mais de 50% da produção mundial de Cortiça.



Comentários

Mensagens populares